quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Comércio

"Inspectores da ASAE encerraram na passada quarta-feira cerca das 20:00 o hipermercado Continente no LoureShopping, que por ser feriado devia ter encerrado às 13:00, disse à «Lusa» fonte da mesma." in Agência Financeira

Na minha modesta opinião, os hipermercados deveriam estar sempre abertos. Aos feriados, domingos à tarde e mesmo à noite.
A legislação em vigor, ao obrigar as grandes superfícies a fechar em certos períodos de tempo, visa proteger o denominado comércio tradicional. Sinceramente, nunca conheci ninguém que ao domingo à tarde ou num feriado fosse à mercearia da rua do lado fazer as suas comprinhas semanais, até porque nesses horários, as ditas lojinhas também se encontram encerradas. Não me parece q seja um grande argumento.
Outro argumento é o de favorecer o convívio familiar. Sim, porque as pessoas deixam de fazer as suas compras para passar mais tempo com a família.... nesta linha de pensamento, também se teria que proibir a realização de jogos de futebol, a exibição de filmes nos cinemas e naturalmente os shoppings teriam de fechar nessas alturas. Para muitos as compras até serão uma forma de convívio familiar, não estará cada um em casa fechado no seu quarto a ver tv, jogar psp, ver futebol, passar a ferro, etc...
E ainda há a questão de os hipermercados, ao encerrarem em certos períodos, não estarem a contribuir para o desenvolvimento económico do país, até porque a legislação laboral protege os trabalhadores, por estes trabalharem em certos horários, ao lhes aumentar uma percentagem do salário durante essas horas.
Relativamente à questão de os hipermercados abrirem à noite, já vi este fenónemo acontecer em Inglaterra e tem lógica. Durante a noite ficam sempre trabalhadores a repôr stocks, a limpar e a fazer inventários dos artigos, pelo que o gastos adicionais seriam um ou dois trabalhadores a mais, para se encontrarem nas caixas registradoras. Para o consumidor seria muito agradável ter a possibilidade de a meio da noite ou de madrugada fazer as suas comprinhas.
Basta ver os hipermercados na época que antecede o Natal, em que estão abertos aos feriados e domingos à tarde, estão sempre cheios e parece que ninguém se queixa por estar a trabalhar nesses períodos ou por não estar com a família. Quem acaba por lucrar com esta situação são os supermercados, que estão abertos aos feriados e domingos todo o dia.
De facto, a legislação em vigor não parece fazer grande sentido.
A realidade é que as pessoas têm de fazer sempre as suas comprinhas e agradeciam poder fazê-lo quando a elas lhes desse jeito. Tiveram sorte os consumidores do Continente do LoureShopping que conseguiram um período extra para fazer as suas comprinhas!

Sem comentários: