segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Guy Fawkes and Bonfire Night

Hoje é o dia de Guy Fawkes. No séc. XVII este senhor foi um soldado católico que fez parte da Conspiração da Pólvora. O objectivo de tal conspiração era explodir o Parlamento (Houses of Parliament) onde se encontrava o rei protestante James I para uma sessão parlamentar e assim iniciar uma nova fase de domínio católico.
Guy Fawkes era o responsável por fazer explodir os 36 barris de pólvora colocados por baixo do edíficio, mas a conspiração foi descoberta, tendo os seus participantes sido interrogados sob tortura e mais tarde executados pela forca.
Hoje em dia a captura deste senhor é celebrada com a Bonfire Night, uma noite em que há fogueiras e fogo de artíficio por toda a Inglaterra, não só das entidades estatais mas também (e principalmente) dos privados.
Para mim causa-me alguma estranheza que num país tão preocupado com o terrorismo permita a venda a de fogo de artíficio em lojas comuns a qualquer pessoa maior de 18 anos. Isto num país onde nem sequer se encontra alcóol etílico à venda... é estranho.

Sem comentários: