segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Clotho, Lachesis e Atropos



Hoje voltei ao Victoria and Albert Museum. Devido às dimensões e quantidade de peças em exposição no museu, só hoje vi as tapeçarias e fiquei encantada.
As duas tapeçarias fotografadas representam figuras da mitologia grega.
Em relação à 1ª tapeçaria: estão representadas as 3 filhas dos deuses Themis e de Zeus, conhecidas como as Moirae, por serem descendentes de Moira, a deusa original do destino. Eventualmente, todas os seres vivos terão de se submeter a elas. Clotho gira a linha da vida, Lachesis determina o compromento da linha e Atropos corta a linha quando chega o momento da morte. Quando alguém nascia, as Moirae criavam a linha da sua futura vida, seguiam os seus passos e direccionavam as consequências dos seus actos de acordo com o conselho dos deuses. Até os deuses as temiam, uma vez que o seu destino estava nas mãos delas. Nesta tapeçaria está simbolizada a morte de uma mulher, pois estão as Moirae em cima dela.
Já na 2ª tapeçaria, estão representadas figuras da Igreja em cima de Clotho, isto é, a vitória sobre a morte e o fim das crenças mitológicas.

1 comentário:

Judibal disse...

para acrescentar: ananke, mãe e deusa das necessidades, sozinha se gerou e gerou as tres moiras(tres fadas) a fiandeira, a distributiva e a cortadeira: clotho tece, lachesis distribui e atropos corta o fio do nosso destino..sobre as quais nem mesmo zeus tem poder. ananke casou-se com caos, pos ordem nas coisas e juntos geraram cronos, que destronou seu pai(caos)e que comia seus filhos para nao ser destronado, mas reia escondeu zeus que destronou cronos, o fez vomitar seus irmãos, o castrou e o enviou pro tartaro, zeus dividiu o poder com seus irmãos poseidon e hades..representando a 3 geração de deuses... mas o caos e o tempo reinam também. acho linda esta explicação da vida.