quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Oprah's Favorite Things 2007




Um dos meus programas de TV preferidos é o talk show da Oprah (cá não dá em nenhum dos canais que tenho em casa).
Todos os anos ela faz uma lista com os produtos preferidos dela: a Oprah's Favorite Things. É óbvio que os produtos ganham outra relevância e dimensão assim como a sua procura aumenta. Este ano ela incluiu na sua lista um produto português: os sabonetes Claus Porto.
Esta marca prtuguesa existe desde 1887, mas foi nos anos 1940/50 que atingiu a liderança do mercado, já com as marcas Ach. Brito e Claus Porto. Mas a partir da década de 80 a empresa enfrentou sérias dificuldades devido à concorrência das multanacionais e os processos de distribuição moderna. Nos anos 90 estabeleceu uma parceria com a empresa retalhista Lafco (um advogado americano viu um sabonete numa montra de uma mercearia portuguesa em New Jersey, tendo ficado impressionado com o rótulo), o que tornou esta marca numa marca de luxo.
Desde sempre que era conhecida pela qualidade e inovação dos seus produtos, nomeadamente a nível das embalagens (nos anos 50 foi criada uma litografia onde os rótulos eram pintados à mão).
Actualmente, a Claus Porto é uma marca com uma linha de produtos de gama alta dirigida ao mercado estrangeiro e já se tornou numa moda das elites internacionais e na decoração de interiores (os seus produtos seguem processos de produção tradicionais, inteiramente manuais e são embrulhados à mão em coloridas embalagens com um belo design gráfico proveniente dos seus arquivos próprios); enquanto que a Ach. Brito é comercializada no mercado nacional.
Há pouco tempo o Turismo de Portugal fez uma campanha de promoção em terras de Sua Majestade. Inserida nessa campanha estava uma mostra de produtos portugueses no Harrod´s, e uns dos produtos expostos eram os sabonetes Claus Porto (eu vi essa mostra!).
É uma marca que se destaca pela diferença, num país onde o negativismo e o chico-espertismo impera. Um exemplo, sem dúvida, a seguir.

1 comentário:

Rita Lopes disse...

Pois é e o cheirinho?E akelas embalagens?Dá vontade de ter uns quantos...em carnaby street, na Liberty, dão grande destaque à marca,está qs sempre uma montra cheia