quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Heathrow VS Stansted

Depois de ter tido a experiência de ter de passar 2 noites em aeroportos que servem a capital britânica, posso fazer a comparação entre ambos. Já descrevi as noites que passei em Stansted e em Heathrow.
O aeroporto de Stansted tem um único terminal o que lhe dá um ar maior, mas o de Heathrow está dividido em 5 terminais, por isso cada terminal dá a sensação de ser pequeno.
Stansted tem os tectos altos, as àreas do check in são maiores e largas e devido às estruturas metálicas faz-me lembrar o aeroporto Sá Carneiro. O chão é todo em mosaico, tem um aspecto limpinho, tem lojas abertas 24 horas por dia e os wc têm um tamanho razoável, principalmente para quem anda com uma mala grande. Durante a noite que lá passei, havia muita mais gente a lá pernoitar, mas creio que tal se deve a ser um único terminal e a ser o aeroporto mais longe de do centro de Londres. Notei que havia poucos lugares onde estar, e que se alguém saía do lugar que ocupava este era rapidamente ocupado. Só vi um lugar com fichas eléctricas e esteve sempre ocupado, o que é uma chatica para quem leva portáteis.
Heathrow é um aeroporto antiquado, a necessitar de uma renovação urgente. Transmite uma sensação de de claustrofobia nas horas de nromal funcionamento. Tem os tectos baixo e zonas de check in pequenas e estreitas. Os wc são pequenos, estreitos, pouco funcionais para um aeroporto em que as pessoas andam com malas...., além disso não tinha secadores das mãos, mas toalhas de tecido (pouco higiénico) nem torneiras de poupança de àgua. Enquanto andei à procura de um lugar onde ficar, encontrei vários sítios que tinham fichas eléctricas. A única loja que vi aberta durante toda a noite, foi o Costa.
A maior vantagem de Heathrow é a sua localização e ter ligação por metro. Enquanto que para Stansted tenho de apanhar o metro e depois ir de autocarro (cerca de 1 hora e 15 minutos) ou de comboio (45 minutos) e consequentemente pagar bastante, para Heathrow apenas apanha o metro (45 minutos).
Custou-me menos passar a noite em Heathrow do que em Stansted, pois a viagem para lá foi menos cansativa e pude usufruir a 100 % do meu MacBook, sem receio de ficar sem bateria ou sem o meu lugar, no caso de decidir ir esticar as pernas.

Sem comentários: