sábado, 9 de fevereiro de 2008

Masai Barefoot Technology



(imagem retirada daqui)

Os MBT (Masai Barefoot Technology) são sapatos desenvolvidos depois de um estudo profundo sobre a tribo Masai. Esta tribo nómada africana é conhecida pela sua excelente postura e por não terem poblemas de coluna, joelhos ou ligamentos.
O seu criador, Karl Muller, um engenheiro suíço passou seis anos a desenhar este produto com o objectivo de aliviar suas dores nas costas, nos joelhos e no tendão de Aquiles, descobriu que faz bem ao corpo caminhar num terreno irregular.
O sapato activa músculos internos do pé que a maioria das pessoas não utiliza como deve. A falta de uso desses músculos acaba por se repercutir em todo o corpo, já que são adoptadas más posturas que com o tempo produzem dor nas articulações e inclusivé outros problemas mais sérios.
A composição destes sapatos obriga o seu utilizador a apoiar o pé numa parte do calcanhar diferente da habitual e, portanto, a caminhar de outra maneira. Esta outra forma é, segundo os fabricantes, a dos Masai, cujos membros são conhecidos por correr grandes distâncias na savana do Quênia e da Tanzânia sem se cansar e, o que é mais importante para os consumidores americanos, sem desenvolver celulites (finalmente lembraram-se das mulheres!).
A sola do sapato é fabricada com quatro camadas, cada uma necessária para criar a eficácia do sapato. A primeira camada é uma camada de fibra de vidro que garante um movimento natural evolutivo para todo o pé, desde o calcanhar à ponta dos pés. A 2ª camada é mais espessa que a 1ª e é a que cria a sensação de caminhar sobre uma superfície macia e desigual, um pouco como caminhar sobre a areia. Mantém activos os músculos não utilizados quando se caminha com sapatos normais. De seguida vem a camada que sé uma secção colocada sob o calcanhar, fazendo com que a sola dos pés realmente afunde numa superfície macia. A última camada protege as outras e é concebida para tornar mais fácil a caminhada em todos os locais e condições meteorológicas.

Conseguem adivinhar quem recebeu de presente os sapatos que estão na fotografia?

2 comentários:

Unknown disse...

Bom dia .
parabéns pela ideia ,parece-me óptima .
Vi a apresentação deste tipo de calçado na programa "Praça da Alegria " .
Agora gostaria de saber preços e onde adquiri-los e experimentar .
Tenh má circulação e algum pesoa mais ,de forma que fiqueimt interessada .
Muitoobrigada ,ficarei a aguardar :
anacordeiro57@gmail.com

Anónimo disse...

Bom Dia.

Parabéns pelo site e pela dica, achei uma prenda fantástica !

Como gostava de adquirir uns, gostaria de saber se realmente os acha confortáveis? Tb não tenho ideia do custo!

Mto obrgd, fico a aguardar noticias, um abrç:
iolanda.silva@sapo.pt