segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Privacidade VS Internet

Desde sempre fui alertada para os perigos da internet: conhecer pessoas de má índole, a divulgação de dados, os chats, o phishing, etc. Sempre fui bastante cuidadosa.
Nas chamadas redes sociais (hi5, facebook, myspace, etc), no momento da minha inscrição, os cuidados sempre foram alguns e a divulgação de dados e fotografias minhas sempre foram cuidadosamente ponderados.
Até que ... inicei este blog, no princípio a vontade de manter a privacidade manteve-se, mas aos poucos foi-se instalando um maior à vontade e comecei-me a desleixar um pouco. O facto de estar longe e de querer partilhar com a família e amigos as minhas novas vivências também não ajudou...
Depois de ler, na semana passada, um artigo no P2 do Público, reflecti e resolvi mudar, por isso todas as fotografias mais pessoais que tinha aqui no blog e num certo fórum de casamentos, foram apagadas.
No artigo do P2 era referido que "O Facebook, que ainda cresce em Portugal, está a experimentar o fim nos EUA por causa de uma onda de utilizadores que estão a apagar os seus próprios perfis. Nas suas previsões para 2008, o especialista em tecnologia da BBC online diz que os hi-tech criminals se vão concentrar nas redes sociais por aí as pessoas revelarem sem cuidado pormenores da sua vida privada."
Mas foi este parágrafo que me fez repensar na minha actividade de internauta: "Qualquer coisa que alguém coloque na Net fica lá quase para sempre. Mesmo que a pessoa retire uma informação, outros podem tê-la copiado e assim permanecer online anos a fio", diz Cristina Ponte, docente da Universidade Nova de Lisboa, que desenvolve um projecto com 21 países da União Europeia, entre os quais Portugal, sobre o uso, pelas crianças, da Net, telemóvel e outras tecnologias. "Todo o material posto na Net é anexado ao seu curriculum e, sempre que for a uma entrevista para emprego, o primeiro passo da entidade patronal será escrever o seu nome e ir ao Google."
Não considero que sejam só malefícios, mas mais vale prevenir do que remediar!

1 comentário:

Lisa's mau feitio disse...

Olá, minha querida!

desejo que tenhas passado um bom dia aí!! Aqui está um sol radioso! Primavera autêntica!

Olha que vou descansar a reflectir no que escreves hoje...

beijinhos!

Lisa