sábado, 8 de março de 2008

Dia Internacional da Mulher


(imagem)

Só em 1975 é que o dia 8 de Março passou a ter um carácter internacional, apesar de a data já ser celebrada em muitos países do mundo, a título nacional. Faz hoje 33 anos que as Nações Unidas institucionalizaram o Dia Internacional da Mulher.
O primeiro Dia Nacional da Mulher foi comemorado nos Estados Unidos, a 28 de Fevereiro de 1909, em honra das trabalhadoras das confecções que tinham entrado em greve por melhores condições de trabalho em Nova Iorque, no ano anterior.
Ao longo dos anos foram celebradas diferentes datas , mas acabou por ser fixado o dia 8 de Março, em memória das 129 tecelãs que foram queimadas vivas, em 1857, pela polícia nova-iorquina, na fábrica onde trabalhavam, por terem organizado uma greve por melhores condições de trabalho.
Outro dia 8 de Março importante aconteceu na Rússia, com a greve geral das operárias "pelo pão e pela paz", mesmo antes da revolução de 1917.
Hoje em dia pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e conduzir a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher. Assim como reconhecer as conquistas, e os retrocessos, no caminho para a igualdade de direitos.

Sem comentários: