domingo, 25 de maio de 2008

Pãozão


Esta é uma receita que já tinha visto em vários blogs de culinária que visito regularmente e a vontade de a fazer já era alguma. Foi um sucesso. É excelente bem quentinha.

Ingredientes:
500 g de farinha
1 chávena de leite

1/2 chávena de óleo

30 g fermento de padeiro (ou 1 saqueta Fermipan)

1 pitada de sal

1 gema ovo

fiambre (+- 200 gr.)
chourição fatiado (+- 150 gr.)

queijo mozarella ralado

1 cebola às fatias bem fininhas

azeite

oregãos


Preparação:


Opção com máquina do pão:

Colocar o leite morno com o fermento desfeito na cuba da máquina do pão. Deitar o óleo, a farinha e o sal, por esta ordem. Ligar a máquina no programa da massa.


Opção sem máquina do pão:

Colocar a farinha numa tigela grande e fazer uma cova no meio onde se coloca o óleo, o sal e o leite morno onde se desfez o fermento. Bater com a batedeira com os arames grossos. Depois de bem batido deixa-se levedar uma hora.


Estender a massa e recheá-la com as fatias de fiambre, queijo, chourição e a cebola. Regar com 1 fio de azeite e polvilhar com oregãos.
Enrolar como se fosse uma torta e colocar num tabuleiro grande polvilhado previamente com farinha. Pincelar com gema de ovo e vai a forno médio (170ºC) durante cerca de 45 minutos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Isto não se faz...uma pessoa aqui a tentar n pensar muito em comida e zásssss leva sempre c fotos de fazer crescer água na boca...n se faz!!!!lol