domingo, 17 de agosto de 2008

Cilhades




Na 6ª feira foi dia de passeio. Como tinha lido no Público a reportagem sobre Cilhades, fomos conhecer essa zona do rio Sabor.
Em Meirinhos não sabiam bem onde ficava, mas isso não nos impediu de irmos de carrinha pelos caminhos rurais das encostas do Sabor à procura do povoado de Cilhades.
O passeio começou no Santo Antão da Barca na margem do rio Sabor, com paragem obrgatória para perguntar o caminho e tirar fotografias à capela. Seguiu-se um piquenique dentro da ribeira do Medal (não tinha quase àgua).
A nossa sorte foi ser Verão e altura de caça às rolas, pelo caminho fomos encontrando pessoas que mais ou menos acertadamente nos indicaram o caminho. Foram inúmeros minutos (não sei quantas horas demoramos) e saltos dentro da carrinha até encontrarmos o pinhal de frente para podermos nas colmeias à esquerda.
O caminho foi longo e tortuoso, mas quando chegamos a Cilhades, encontramos um povoado de casas de xisto com a capela do São Lourenço no meio e com pessoas que lá passam as suas férias e fins-de-semana. No Sábado iria ser a festa do São Lourenço e por isso a aldeia estava enfeitada.
Ficamos a saber que há uma estrada alcatroada quase até lá, que sai da aldeia do Felgar (foi por aí que regressamos).

Aquela zona do Sabor é extraordinária, bem mais bonita da que eu conhecia na zona de Meirinhos. Um passeio a repetir de certeza!
Podem ver mais fotografias deste passeio na minha página do Flickr e num post futuro só com fotografias daquela zona do rio Sabor.

Sem comentários: