quarta-feira, 29 de abril de 2009

Slow food

(imagem retirada da net)

O movimento slow food foi criado em 1986 por Carlo Petrini como contraponto à padronização do gosto da fast food. Tornou-se numa associação sem fins lucrativos em 1989.
O slow food conjuga o prazer e a alimentação com consciência e responsabilidade, segue o conceito da ecogastronomia, reconhecendo as fortes conexões entre o prato e o planeta.
Este movimento acredita na gastronomia como uma escolha, no comércio justo e ecologia.
Os produtos portugueses que integram a Arca dos Sabores (produtos protegidos e assinalados pelo movimento como sendo os melhores do mundo) são:
- a laranja de Ermelo. É produzida em Ermelo, Arcos de Valdevez. Caracteriza-se por ter um tamanho médio, com uma casca bastante fina, muito doce, sem fibras e quase ausência de sementes.
- queijo de Serpa. É um queijo de ovelha curado, de pasta semi-mole amanteigado. É obtido pelo esgotamento lento da coalhada após a coagulação do leite crú de ovelha por acção de uma infusão de cardo, sendo um dos queijos tradicionais mais apreciados no Alentejo. Os queijos são guardados, pelo menos, durante trinta dias nas queijarias em ambiente fresco e húmido até atingirem o ponto certo de maturação.
- chouriço mirandês. As carnes são de vaca mirandesa e porco bísaro. Por ser demolhado em àgua ou vinho com sal, alho, louro e outras especiarias não é tão salgado como os chouriços normais.
- broa de milho de Arcos de Valdevez. É feita a partir de 4 partes de milho e 1 de trigo, que são moídos, peneirados e uma vez colocados na masseira, é-lhes adicionado àgua e sal. Têm uma crosta castanha dourada com um sólido interior amarelo.
Esperemos é que estes produtos de qualidade não sejam transformados em produtos de luxos.


Sem comentários: