segunda-feira, 6 de junho de 2011

Providência cautelar

Exmo Sr Dr Juiz de Direito do Tribunal Celeste

Povinho português, residente no país à beira mar plantado, mau contribuinte, portador de muitos cartões identificativos e burocráticos, vem interpor

Providência cautelar

contra

S. Pedro, o tal santo que se diz que manda no tempo e que supostamente tem as chaves de acesso ao Céu

nos termos e fundamentos seguintes:

1. A variação do tempo tem sido uma constante, já quase não se distinguem estações do ano.

2. Em Novembro estiveram 24º e fez sol, em Abril as temperaturas chegaram aos 30º e

3. em pleno mês de Junho, está nublado, chove e estão 20º.

4. Acresce ainda que há dias em que a temperatura está acima dos 25º e chove na mesma, chegando mesmo a existir momentos de chuva muito forte, granizo e inundações.

5. Nesta altura do ano, já se deveria conseguir vestir roupa leve e fresca, calçar sandálias sem medo de molhar os pézinhos e exibir os modelitos que muito favorecem a anatomia humana.

6. Todavia, não é o que tem sucedido.

7. Para exemplificar, num dia de manhã está bom tempo, sol e calor, sendo permitido ir à praia apanhar o belo do escaldão, sendo que no mesmo dia há a possibilidade de chuva forte e mudança súbita da temperatura.

Sem conceder

8. O S. Pedro é o santo conhecido por decidir o tempo que faz no mundo,

9. mas também é conhecido por ser um pouco temperamental, pouco se importando com as vontades e humores dos humanos.

10. Este comportamento irrascível de tal santo tem provocado diversos prejuízos ao povinho português, vejamos:

11. a mudança súbita da temperatura provoca doenças e mau estar geral.

12. O tempo nublado e cinzento provoca uma diminuição acentuada da produtividade nacional, simplesmente porque dá a oportunidade de o povinho tuga se lamuriar e ficar com baixo astral.

13. As inundações, quedas de árvores, granizo provocam avultados estragos à, já de si, débil economia nacional.

14. O mau tempo afasta os turistas do território nacional,

15. assim como não permite que se vá à praia, se mostre partes do corpo normalmente escondidas pela indumentária, se mostrem os calos dos pés e a sandaleca comprada nas lojas dos chineses.

16. Avizinha-se um fim-de-semana prolongado e o início de períodos de férias para muitos elementos do povo português, pelo que o bom tempo trataria mais animação e boa disposição, assim como proporcionaria momentos de lazer únicos.

17. Face ao exposto e porque o periculum in mora das atitudes do S. Pedro prejudica gravemente o povinho português, requer a V. Ex.ª se digne condenar o tal santo a ser cumpridor dos seus deveres e permitir que se desfrute do bom tempo.

Nestes termos e nos mais de Direito que V. Exª mui doutamente suprirá, deverá o S. Pedro ser citado para, querendo, contestar e a presente providência cautelar ser julgada procedente por provada.


Sem comentários: